7- Bursite trocantérica

Bursite trocantérica: quais as causas e como tratar?

A bursite trocantérica, ou bursite do quadril, é um processo inflamatório em uma ou mais bursas em torno da articulação do quadril. A localização delas fica entre músculos, tendões e ossos, por isso, o atrito em excesso traz complicações incômodas.

Em um conceito mais fácil de ser compreendido, as bursas seriam como almofadas para essas estruturas, facilitando o seu deslizamento. Para se ter uma ideia, na região do quadril, existem de 14 a 21 bursas e o processo de inflamação das mesmas recebe o nome de bursite.

Quais as causas da bursite trocantérica?

As principais causas da bursite trocantérica se referem a traumas decorrentes de estresses repetitivos nos locais. Sobrecarga, desequilíbrio muscular e esforços severos desencadeiam essas lesões inflamatórias.

Outra razão para se ter bursite trocantérica são quedas ou fatores como diferença de comprimento entre os membros, quadris largos ou encurtamento da fáscia lata.

Os sintomas que acometem o paciente com bursite trocantérica envolvem dor na lateral do quadril, o que prejudica ficar muito tempo em pé, ou realizar longas caminhadas. O sono também é prejudicado por esse processo inflamatório, que impede que a pessoa se sinta bem após muitas horas deitada.

Qual o tratamento para a bursite trocantérica?

O objetivo de tratar a bursite trocantérica é, obviamente, reduzir o processo inflamatória e aliviar a dor. O primeiro passo é o tratamento com fisioterapia e, em alguns casos, medicamentos anti-inflamatórios que ajudam a reduzir sintomas a curto prazo. No caso dessa intervenção não ser suficiente, uma injeção local de anestésico no próprio consultório pode ser feita.

Em último caso, a cirurgia para bursite trocantérica é indicada e envolve a liberação de tecidos a partir da retirada da Bursa. O procedimento menos invasivo se chama artroscopia.

Se não tratada, a bursite trocantérica compromete as estruturas e a resolução da inflamação se torna mais complicada com o passar do tempo.

Relacionados:

Compartilhe: