5- Conheça os tipos de impacto femoroacetabular

Conheça os tipos de impacto femoroacetabular

Uma das patologias mais comuns no quadril se chama artrose do quadril. Como uma das causas mais comuns desse desgaste é o impacto femoroacetabular. Essa descoberta não é tão antiga: há cerca de 20 anos atrás começaram a considerar o IFA como responsável por desenvolver diversos casos, sendo a artrose em jovens um deles.

Afinal, o que é impacto femoroacetabular?

Quando há um contato intenso entre o fêmur e o acetábulo nas movimentações do quadril, ocorre o impacto femoroacetabular, que desencadeia alterações na mecânica da articulação. Essas alterações acontecem mediante a atividades agressivas no dia a dia.

Quais as causas do impacto femoroacetabular?

Acredita-se que o impacto femoroacetabular venha do desgaste gerado desde a infância, uma vez que algumas doenças são silenciosas nessa idade e só são descobertas na fase adulta por falta de sintomas. Jovens que apresentam níveis altos de prática de esportes acabam sofrendo mais com esse tipo de gasto por conta da amplitude dos movimentos físicos.

A consequência de do excesso de locomoção tende a evoluir as deformidades do quadril resultando em impacto femoroacetabular.

Conheça os tipos de impacto femoroacetabular

O impacto femoroacetabular pode ser caracterizado em três tipos e é muito importante compreender as diferenças entre eles para realizar o tratamento correto. Veja abaixo mais sobre PINCER, CAM e MISTO.

PINCER

Esse impacto acontece muito mais em mulheres e ocorre quando há uma saliência óssea no acetábulo.

CAM

Já neste tipo de impacto femoroacetabular, o contorno ósseo é mais curvo, como se fosse uma lombada na região entre a cabeça e o colo do fêmur. Ele é mais comum em homens e é responsável pela lesão de cartilagem do quadril durante movimentos intensos.

MISTO

O impacto femoroacetabular misto é a junção dos dois tipos acima, tendo CAM e PINCER no mesmo quadril.

Relacionados:

Compartilhe: