lesaoDoGluteoMedio

Lesão do glúteo médio: saiba mais sobre a ruptura.

Sintomas de fraqueza no quadril e dores intensas podem ser lesão do glúteo médio. A ruptura do tendão acontece quando há atrito entre o fêmur e o trato iliotibial. O glúteo médio é responsável pelo movimento de abertura lateral do quadril. Pacientes do sexo feminino entre 40 e 60 anos tem maior tendência a esse tipo de problema, já que possuem a pelve mais larga.

Quais os sintomas da lesão do glúteo médio?

Como dito acima, a lesão do glúteo médio causa um processo inflamatório e acarreta dor na lateral, dificuldades para caminhar, subir ou descer escadas e é comum, também, andar mancando.

Qual a maneira de identificar a lesão do glúteo médio?

O diagnóstico é feito a partir de uma ressonância magnética para verificar a lesão do glúteo médio. Esse procedimento é capaz de identificar o grau da lesão e a extensão da mesma, além de outras patologias.

Como tratar a lesão do glúteo médio?

O uso de analgésicos é a primeira opção de tratamento da lesão do glúteo médio. Em segundo lugar, a fisioterapia, para ajudar na movimentação e no fortalecimento muscular. Caso a situação esteja muito avançada, é possível realizar a cirurgia de reparo de lesão do glúteo médio.

A realização dessa cirurgia consiste em uma pequena incisão na lateral do quadril com pequenos pinos bioabsorvíveis, com fios acoplados à sua extremidade. Dessa forma, a lesão do glúteo médio pode cicatrizar e garantir a diminuição da dor intensa.

Depois do procedimento cirúrgico, o paciente leva de 4 a 6 semanas para garantir a cicatrização dos tendões. Qualquer movimento brusco compromete a recuperação, por isso, uso de órtese anti-abdução no quadril operado é recomendado. Se a preocupação do paciente for andar, a liberação é dada no primeiro dia de cirurgia, mas com a utilização do apoio de marcha.

Relacionados:

Compartilhe: