quadril

Entenda o que é artrose do quadril, suas causas e tratamentos

Os ossos do quadril, que vão da coxa até a cavidade da bacia, são encaixados perfeitamente e permitem uma movimentação correta. Porém, essa articulação pode apresentar dores ao longo do tempo devido ao desgaste e a perda da cartilagem. Dessa forma, chegamos ao assunto principal desde artigo: artrose do quadril. A raspagem de osso com osso, por falta da cartilagem, é o que causa tanto sofrimento.

A artrose do quadril pode receber outros nomes como: coxartrose, osteoartrose do quadril, osteoartrite do quadril ou artrite degenerativa do quadril. 

Quais as causas da artrose do quadril?

A cartilagem pode ser lesionada de duas formas causando a artrose do quadril: artrose primária e a secundária.

Artrose primária

A artrose primária acontece em idosos e não aparenta causa de desgaste da cartilagem além de antecedentes genéticos e histórico familiar.

Artrose secundária

A artrose secundária pode acometer jovens e idosos, que possuem, anteriormente, algum tipo de indício de perda da cartilagem. Algumas alterações podem ser causadas por:

Luxação congênita do quadril: aparece logo no nascimento em crianças com diminuição da profundidade da cavidade da bacia.

Necrose da cabeça femoral em crianças: por conta da falta de sangue e achatamento da cabeça do fêmur, há alteração da articulação.

Sequela de fratura: qualquer fratura pode sobrecarregar a cartilagem e fazê-la se desgastar, causando artrose do quadril.

Reumatismo: inflamações reumáticas podem ser a razão da deterioração da cartilagem.

Necrose da cabeça do fêmur em adultos: o fluxo de sangue é perdido e, assim como em crianças, os adultos também sofrem com o achatamento da cabeça do fêmur.

Quais os sintomas da artrose do quadril?

Depois de identificar as causas, é preciso saber quais os sintomas dessa doença. A perda completa da cartilagem leva tempo para acontecer, por isso, os sintomas também se iniciam lentamente. A dor no quadril pode ser o primeiro indício de artrose do quadril e pode ser irradiada para coxas, virilha e até joelho.

Em seguida, dificuldade para caminhar, levantar ou se manter em pé por longos períodos intensificam as possibilidades de uma artrose do quadril, assim como incapacidade de cruzar as pernas, sensação de estalidos na articulação, entre outros sintomas.

Como tratar a artrose do quadril?

Anti-inflamatórios

Para dor agudas e fortes, os anti-inflamatórios diminuem as inflamações.

Atividades físicas

Atividades físicas leves sem muito impacto auxiliam na duração da cartilagem ainda existente.

Fisioterapia

A fisioterapia ajuda na mobilidade, na recuperação da musculatura e na redução das dores.

Cirurgia

O caso cirúrgico varia muito da idade do paciente, sendo mais comum em jovens com leves lesões.

Compartilhe: