Como é feita prótese

Prótese de quadril: quais os benefícios e como é feita a cirurgia?

Artroplastia, também conhecida como prótese de quadril, é a cirurgia que substitui uma articulação danificada por uma prótese fixada ao osso. O principal objetivo desse procedimento é retirar a dor e preservar os movimentos e ela é indicada para pessoas que sofreram desgastes causados por lesões, fraturas ou doenças.

Quais os benefícios da prótese de quadril?

Após a cirurgia de prótese de quadril, o paciente: melhora os níveis de dor, diminuição do uso de analgésicos, melhora da distância da marcha e da agilidade das ações rotineiras.

Quais as doenças que são causas da indicação de prótese no quadril?

A prótese no quadril é indicada quando a articulação está gravemente danificada. Isso pode ser consequência de algumas doenças como: artrose, osteonecrose da cabeça femoral, artrite reumatoide, displasia do quadril, fratura do fêmur, entre outras.

Como é feita a cirurgia de prótese de quadril?

Existem subtipos de prótese de quadril, são 3 grupos:

Prótese total de quadril não-cimentada

Prótese em que tanto o fêmur quanto o acetábulo são substituídos e fixados sob pressão.

Artroplastia total cimentada

Prótese em que tanto o fêmur quanto o acetábulo são substituídos e fixados com cimento ortopédico.

Prótese parcial do quadril

Prótese em que só o fêmur é substituído.

A cirurgia é feita com o paciente anestesiado. Depois, é feita uma incisão e uma via de acesso ao quadril. Dessa forma, o fêmur é colocado para fora da articulação, a cabeça é retirada, a cartilagem também, e o acetábulo raspado.

O componente acetabular é fixado ao osso, em seguida o componente femoral. A cabeça do fêmur é encaixada no componente e ele é deslocado, novamente, para a articulação. A duração de uma prótese de quadril é de, em média, 15 anos. Como qualquer material, a prótese também se desgasta. Após o procedimento, é indicado fisioterapia de 3 a 6 meses até a recuperação normal dos movimentos.

Relacionados:

Compartilhe: