principaisDisturbiosDaArticulacaoDoQuadril

Quais os principais distúrbios da articulação do quadril?

A articulação do quadril é formada pela cabeça do fêmur e pelo acetábulo da pelve. Alguns distúrbios afetam essa parte do corpo, debilitando a mobilidade e acarretando dores. Como há cartilagem na superfície, qualquer dano prejudica o movimento e causa lesões.

No blog de hoje, separamos quais os distúrbios da articulação do quadril mais comuns. Conheça:

Displasia do desenvolvimento do quadril

No nascimento, quando a articulação do quadril fica solta e a movimentação se degrada, os bebês apresentam displasia congênita e caso não haja tratamento o dano se agrava.

Doença de Legg-Calve-Perthes

Em crianças de 4 a 10 anos é possível detectar um distúrbio na articulação do quadril chamado doença de Perthes. Nesse caso, há a interrupção do fluxo de sangue na cabeça do fêmur, causando a necrose da cabeça femoral. Também pode haver enfraquecimento dos ossos e múltiplas fraturas. O tratamento é repousar e usar gesso para imobilizar o local.

Osteonecrose da cabeça femoral

Assim como o problema acima, a falta de fluxo de sangue na cabeça do fêmur acarreta dor e lesão na articulação do quadril. Quando o diagnóstico é tardio, a opção de tratamento é prótese do quadril. Caso seja um estágio iniciante, a busca é pela preservação da articulação.

Artrose do quadril

A dor na articulação do quadril que causa a artrose acontece quando a cartilagem se danifica na cabeça do fêmur e no acetábulo. A cirurgia é indicada quando o estágio da doença já está avançado.

Fraturas do Quadril

Fraturar o quadril em decorrência de acidentes ou traumas é mais comum do que se imagina. Já em idosos, qualquer lesão de baixa intensidade causa dano ao fêmur. O tratamento é feito por meio de cirurgia e o diagnóstico deve sempre passar por um especialista em quadril com exames precisos.

Relacionados:

Compartilhe: